Afirmei aqui que a crise mundial é verdadeira, que também atinge o nosso país. Mas é preciso ficar atento, pois a crise não atinge todos os setores da nossa economia. Por exemplo: No setor da alimentação, vários seguimentos apresentam crescimento, e outros continuam estáveis. Mas o que nos chama mais atenção e o setor que mais cresceu nos últimos anos e que tem previsão de crescimento para 2009, que apesar de tudo isso toma atitudes pouco inteligentes, no sentido de se aproveitar da onda de pessimismo, que hora atinge todo o mundo e faturar em cima de uma situação que não os atinge. Estou falando é claro do setor de frango. Que se utiliza da crise, para tirar proveito, isso fica claro quando de forma preventiva cortaram a produção em 20%, e deram férias coletivas, e promoveram demissões. Elencamos aqui três pontos de demonstra isso claramente.
1º Manter e aumentar preço no mercado interno, essa atitude ficou clara com o anuncio de majoração dos preços ocorrido esta semana.
2º Tencionar o Governo, por mais dinheiro, de preferência com baixo custo.
3º Colocar a agenda da reforma trabalhista tão almejada pela elite brasileira, que consiste em fexibilização e retirada de direito dos trabalhadores.
E preciso que se diga que alguns dos seus intentos já foram alcançados, como uma ferramenta dada pelo governo Federal, chamada (drawbek), que desonera os insumos, necessários para produção, diga se de passagem que os produtos deste setor, destinado a exportação já contavam com a desoneração total, ou seja, imposto zero, ganharam mais essa que desonera também os insumos. Mas mesmo assim o setor mantém o corte na produção as demissões e férias coletivas.
segunda-feira, 2 de março de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)